Procuração

New partnership

A procuração é o documento legal em que você dá poderes para que outra pessoa aja em seu nome. E se você se pergunta o por quê de deixar tal documento em solo brasileiro, pense que você está lá bel@ e formos@ curtindo o seu intercâmbio, e por ironia do destino abre-se um rombo em sua conta bancária, você percebe rapidamente e entra em contato com o gerente que cordialmente o avisa “você precisará comparecer ao banco para assinar alguns documentos.” Desespero? Não para os prevenidos que deixaram uma procuração em terras tupiniquim!!!

Essa é apenas uma ilustração, mas pense nas milhares de situações em que você pode precisar que alguém o represente no Brasil: necessidade de retirada de documentação em escola/faculdade; transações bancárias; venda/compra de automóveis/imóveis; representação judicial; e tudo o que sua imaginação for capaz de pensar…

O documento é bem simples de ser feito, e pode ser autenticado em cartório (procuração pública) ou tabelionato (procuração particular). A procuração pública além de conferir os poderes descritos no documento, dá poderes para que a pessoa possa emitir certidões em nome do outorgado. Para saber qual a procuração que você deverá deixar o ideal é que veja com os principais órgãos (bancos e escolas principalmente) quais as exigências de cada um.

Na dúvida faça uma procuração no cartório, ela é “mais oficial” e a chance de dar errado é bem menor, eles já tem o modelo pronto, chegando lá você precisará apenas completar com os nomes das instituições a que o documento valerá.

Como a pessoa será a sua voz Brasil, é importante que seja alguém de extrema confiança, de preferencia uma pessoa bem próxima a você. O documento pode outorgar plenos poderes ou determinados poderes, em ambos os casos você precisará descrever da forma mais clara possível em quais circunstancias a pessoa irá responder por você.

Gostou do conteúdo? Tem informações complementares? Alguma dúvida? Comente aqui e vamos trocando figurinhas…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s