Relato pessoal: Maria Lara fala sobre o período em que cursou high school

Oi meus queridos, hoje vou iniciar um quadro no blog, o “relato pessoal”, onde convidados irão nos contar como foi o período em que estiveram na Austrália, o que fizeram, o que fariam diferente, porque voltaram e uma infinidade de outras coisitchas. Para abrir o quadro teremos o relato da Maria Lara, uma fofucha que foi para a Austrália com apenas 15 anos para cursar high school, vamos conferir

:

Oie oie! Sou a Maria Lara Piva e vou falar um pouquinho como foi toda minha experiência na Austrália como intercambista por um período de 11 meses pelo Rotary Youth Exchange Program.

Bom, vamos aos poucos, atualmente tenho 18 anos mas fui para Austrália em agosto de 2015 quando eu tinha apenas 15 anos nas costas hahahaha embarquei com um visto de estudante para ir morar em uma cidade chamada Newcastle com mais ou menos 250 mil habitantes, localizada no estado de New South Wales, para ajudar na localização são 2 horinhas de trem para norte de Sydney! Uma cidade litorânea super charmosa e tranquila. Tenho que confessar que um pedaço do meu coração irá sempre pertencer a ela.

Vocês devem estar se perguntando por que fui tão nova e talvez o que seja esse tal de Rotary que eu citei ali em cima, bem Rotary é uma “organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo” então dizendo cruamente são vários clubes organizados no mundo TODO em prol da sociedade. Dentro de vários deles existe o programa de intercâmbio para jovens de 14 aos 18 anos. Eles oferecem o intercâmbio de curta duração (mais ou menos 2 meses) ou o de longa duração que é o de 11 meses, portanto se algum de vocês se interessaram sobre eu garanto que vale a pena procurar um Rotary Club na sua cidade e perguntar não apenas em relação ao intercâmbio mas sobre tudo que o Rotary é envolvido, garanto que não irão se arrepender!!!!

Eu sempre quis fazer intercâmbio, bom para ser mais exata desde os 6 anos quando meu irmão foi para os Estados Unidos pelo Rotary também, portanto era algo que já estava na minha cabeça e na minha lista de sonhos porém ir para Austrália foi uma surpresa para mim e para os meus pais. Eu vou ter que explicar de novo como funciona pelo Rotary pois é tudo bem diferente do que pelas agências de viagem… Para ir pro intercâmbio após mostrar seu interesse para o clube do Rotary da sua cidade é aplicado uma prova de atualidades, inglês + entrevista em algum dia definido para todos os candidatos do programa, então assim se dá o resultado em uma lista de classificação e de acordo com esta lista é escolhido o país que o candidato queira e eu juro que tem muitas opções desde Colômbia, Estados Unidos, Dinamarca até Taiwan, Índia e Indonésia!!!

Após essa prova eu fique na classificação 25 de 110 pessoas tendo um leque bem grande de países disponíveis para mim e eu juro que tento achar uma explicação do por que escolhi Austrália sendo que dentre as minhas opções eu tinha o tão sonhado Estados Unidos, Itália, Áustria etc, mas até hoje não sei o por que hahaha mas eu te garanto que se você tem uma vontade nem que seja pequena de ir,vá!! A energia é tão boa que se sentirá em casa.

Como fui com 15 anos (na verdade quaaaase 16) e pelo Rotary é obrigatório fazer high school cumprindo todos os compromissos que os nativos tenham que cumprir!! O ano escolar começa em janeiro igual ao nosso, portanto fiz metade do ano 10 e metade do ano 11 que para nós equivale metade do segundo colegial e metade do terceiro.Os australianos acabam a escola com 18 anos então se eu não estivesse fazendo inter eu teria mais um ano e meio de escola após o ano que fui embora que foi em junho de 2016…

AAAAA eu me empolgo e acabo não citando fatos importantes, pelo programa do rotary não é permitido trabalhar portanto eu apenas estudava e tinha uma vida australiana com host family voluntária que estavam me hospedando pois queriam, afinal, as host families não recebiam nada além do meu amor (muitoo amor hehe) e meu respeito para me hospedar na casa deles.

Se valeu a pena ir para o intercâmbio nova e ‘largar’ minha antiga concepção de conforto para enfrentar novos desafios no outro lado do mundo literalmente?? ÓBVIO que sim, porém o país fez com que tudo ficasse mais prazeroso, australianos são receptivos de forma geral, não vou falar que foi fácil pois fazer amigos na escola onde todos os grupinhos já estavam formados é meio intimidador porém é um país de imigrantes então fica tranquilo por que esse negócio de xenofobia não cola não. Australianos gostam de festejar, celebrar a vida em uma tarde de domingo ensolarada na piscina após um barbecue, com várias cervejas geladas, claro hahahaha vale a pena a experiência.

Enfim gente,eu tive uma vida de intercambista adolescente conhecendo outros lugares maravilhosos e outras culturas, (não apenas australiana mas também alemã, polonesa, húngara etc), tenho famílias e amigos australianos que eu amo muito e sinto falta porém meu próximo destino não será faculdade na Austrália e sim em Portugal!!! Estou embarcando mês que vem então se quiserem me acompanhar siga meu instagram: marialarampiva e meu canal do youtube (maria lara piva), no meu canal tem uns vídeos sobre meu intercâmbio que vale a pena conferir!!! Espero que tenham gostado e entendido como fui para na AUS por um aninho da minha vida. Fiquem com essas fotinhas da minha segunda casa:

wp-image--877506298

Gostou do conteúdo? Já esteve na Austrália e quer compartilhar sua experiência conosco? Mande um e-mail para australiaaivoueu@gmail.com

Tem informações complementares? Alguma dúvida? Comente aqui e vamos trocando figurinhas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s