Seguro saúde obrigatório – OSHC

oshc.jpg

O OSHC (Overseas Student Health Cover) é o seguro saúde obrigatório exigido para entrada na Austrália com visto de estudante (e partner) pela imigração (exceto estudantes da Bélgica, Noruega e alguns estudantes suíços), assim você precisará estar coberto durante toda a sua estadia no país, incluindo férias. Caso em seu período de férias você permaneça fora da Austrália por 30 dias ou mais será possível solicitar suspensão do seguro pelo período.

Sendo uma exigência do governo o serviço prestado é regulado pelo departamento de saúde do Estado, atualmente os provedores aprovados pelo governo são: Medibank, Bupa, Allianz, Nib e AHM.

Precisando de um seguro viagem? Faça sua cotação!

A principal diferença entre os provedores é o preço e o serviço prestado em necessidade de uso (formas de pedir reembolso ou se comunicar com o provedor), porém no que se trata da cobertura poucas mudanças são notadas, visto que a regulação é realizada pelo governo. Apesar disto, algumas diferenças podem existir entre elas, sendo importante a leitura da apólice de cada uma para saber ao certo a cobertura exata, por exemplo, o reembolso de consulta de especialistas pode variar entre 85% e 100% dependendo da operadora, a carência de doenças pré-existentes também pode variar, a política de reembolsos por vezes pode incluir taxas…

O OSHC proporciona uma cobertura básica, ou seja, o acesso ao sistema público de saúde australiana, cobrindo consultas médicas, raio-X e atendimentos hospitalares em serviços públicos, além de despesas de atendimento de emergência (como ambulância) e ajuda de custo em medicamentos.

Para utilizar o OSHC você poderá proceder de duas formas distintas, solicitar reembolso após pagar pelo procedimento, ou realizar agendamento em rede conveniada, onde a seguradora irá realizar o pagamento diretamente ao profissional. Os reembolsos serão realizados de acordo com tabela estipulada pelo governo, o MBS (Medicare Beneficts Schedule), caso o valor cobrado seja maior que o mínimo estipulado pelo governo o estudante arcará com a diferença.

O valor varia de acordo com a necessidade – individual, casal ou família – e a conta não é tão simples, por exemplo, o valor para casal é praticamente o triplo do valor individual, e o raciocínio é simples, eles partem de principio que o casal pode engravidar e gerar gastos extras.

O OSHC é diferente de um seguro viagem, não sendo valido fora da Austrália, tampouco cobrindo despesas como voos cancelados ou bagagens perdidas. Caso você não esteja satisfeito com seu provedor é possível a mudança a qualquer tempo, sendo que o provedor anterior irá reembolsar valores acima de 30 dias.

Gostou do conteúdo? Tem informações complementares? Alguma dúvida? Está neste processo? Comente aqui e vamos trocando figurinhas…
Anúncios

4 comentários em “Seguro saúde obrigatório – OSHC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s