Comprovação financeira

comprovacao-de-renda-para-o-visto-australiano-de-estudante
Como relatei em um dos posts anteriores, os planos mudaram e nossa via de entrada na Austrália seria através de um intercâmbio com visto de estudante. Quando iniciamos então nossa busca pelo intercâmbio um dos primeiros impasses que se desenhou foi a comprovação financeira.

A ideia geral é: o governo australiano não quer receber estudantes que não tenham condições de minimamente se manter financeiramente, para tanto solicita que você comprove uma quantia fixa por mês que irá ficar no país, sendo necessário comprovar até 12 meses de suporte financeiro.
A comprovação via documentação não é solicitada a todas as pessoas, e depende de uma análise realizada pela embaixada que leva em conta: nível de risco do país e nível de risco da escola.
Mas afinal que valor é esse?
Para quem segue viagem sozinho o valor é de AUD 1.652,50 mensal ou AUD 19.830,00 anual;  para cônjuge indo como partner, o valor é de  AUD 578,33 mensal ou AUD 6.940,00 anual; para filhos  AUD 247,50 mensal ou AUD 2.970,00 anual; caso os filhos sejam crianças em idade escolar (5 a 18 anos) os valores são  AUD 666,66 mensal ou AUD 8.000,00 anual. Na conversão é utilizado como padrão o valor de R$ 3,00 por AUD 1,00.
Como comprovar esses valores?
Os valores podem ser comprovados através de declaração de imposto de renda completo, últimos 3 holerites, extratos de contas (corrente e poupança) dos últimos 3 meses e comprovação de investimentos (CDB, DI, renda fixa). Os valores podem ser comprovados em conta própria ou através de patrocinador, que deve preferencialmente ter parentesco próximo com o estudante.
Outra maneira de comprovar renda é através da renda anual, onde os valores somados e declarados em imposto de renda devem somar o equivalente a AUD 60.000,00 se em nome do próprio estudante ou AUD 70.000,00 se em nome de patrocinador.
NÃO são aceitos como comprovantes financeiros: previdência privada, extrato de caixa eletrônico somente com saldo, compra de moeda extrangeira, evidência de compra de imóveis ou jóias, compra de ações ou títulos do governo, saldo de conta corrente, cartão de crédito ou valor aprovado para cheque especial e saldo de FGTS.
Gostou do conteúdo? Tem informações complementares? Alguma dúvida? Está neste processo? comente aqui e vamos trocando figurinhas…
Anúncios

9 comentários em “Comprovação financeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s