Como sacar o FGTS do exterior

bannerheader_fgts

Fazendo um parênteses no meu processo até a chegada a Austrália, mas não deixando de ser um assunto de interesse de quem está fora do país, em 22 de dezembro de 2016 foi assinado pelo então presidente da República uma Medida Provisória que altera a Lei nº 8.036, possibilitando a movimentação de contas inativas do FGTS.

A medida prevê a possibilidade de movimentação de contas com contrato de trabalho extinto até 31 de dezembro de 2015. Para saber se você possui crédito disponível para saque basta acessar o site da caixa econômica com os dados de PIS e CPF.

Os valores serão liberados gradualmente ao longo do ano a partir do ano de nascimento do beneficiário, a saber:

Trabalhadores nascidos em Início
Janeiro e fevereiro a partir de 10/03/2017
Março, abril e maio a partir de 10/04/2017
Junho, julho e agosto a partir de 12/05/2017
Setembro, outubro e novembro a partir de 16/06/2017
Dezembro a partir de 14/07/2017

Brasileiros que estão no exterior podem solicitar o saque do FGTS através dos Consulados do Governo Brasileiro, para tanto é necessário o preenchimento do formulário de solicitação de saque do FGTS, documento de identificação do trabalhador (Identidade, passaporte ou outro permitido legalmente), comprovante de finalização do contrato de trabalho (Carteira de Trabalho ou Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), extrato da conta vinculada do FGTS ou outro documento que permita a identificação da conta-vinculada envolvida, número de Inscrição PIS-PASEP. Entregue toda a documentação, o recurso é liberado em até 15 dias úteis, creditado em conta bancária no Brasil, na titularidade do beneficiário.

Na Austrália, os consulados que recebem solicitações para o saque de FGTS são:

Sydney: Consulado-Geral: 6/45 Clarence Street Sydney NSW 2000 Austrália – cg.sydney@itamaraty.gov.br / info@brazilsydney.org –www.sydney.itamaraty.gov.br – +61(2)9267.4414 – info.sydney@itamaraty.gov.br

Camberra: Embaixada: 19, Forster Crescent, Yarralumla Camberra, Act 2600 – Australia – G.P.O.BOX 1540 Camberra City, 2601 – Australia – brazilemb@brazil.org.au – www.camberra.itamaraty.gov.br/pt-br/ – +(00 612) 61204100

Gostou do conteúdo? Tem informações complementares? Alguma dúvida? Comente aqui e vamos trocando figurinhas…

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s