Skilled Visa – Psicologia (Parte 3 – APS)

psico-australia

Continuando a saga psicologia na Austrália, outro modo para se tentar o skilled visa, é pela APS (Australian Psychological Society). A APS é o órgão responsável pela avaliação de competências para fim de migração de psicólogos e todas as suas especialidades (clínico, educacional e organizacional). Aqui é importante ressaltar que o reconhecimento por este órgão é exclusivamente para fins de migração, e não permite a prática da profissão.

A profissão é descrita em termos gerais como o profissional responsável por:

“investigar, avaliar e fornecer tratamento e aconselhamento para promover um ótimo ajuste e desenvolvimento pessoal, social, educacional e ocupacional.”

Para aplicação você precisará comprovar qualificações completas comparável a seis anos de estudo em psicologia na Austrália e proficiência na língua inglesa. No Brasil a maioria das graduações em psicologia não tem essa duração, e para tanto poderá ser somada a formação acadêmica curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado para complementação da carga horária básica e grade curricular.

Para comprovação de proficiência na língua inglesa são aceitos os teste IELTS Acadêmico, PTE Acadêmico ou TOEFL iBT. Em cada um dos testes há uma pontuação mínima exigida, sendo pontuação global mínima de 7 para o IELTS ; 65 para o PTE; e 94 para o TOEFL iBT, sendo necessário pontuação mínima de 24 para ouvir, 24 para leitura, 27 para escrever e 23 para falar.

Para solicitar análise é necessário enviar à APS via correio formulário específico de solicitação preenchido, comprovante de pagamento de taxas de análise que variam entre $1013,64 e $1115,00 (valores válidos até 31 de maio de 2017) e documentação comprobatória de formação.  Toda a documentação deverá ser enviada no original e em inglês, traduzido por um agente autorizado.

A documentação necessária para análise é: comprovante de identidade e alteração de nome caso se aplique; comprovação de proficiência inglesa; comprovação de graduação e pós graduação (diploma; histórico escolar; programa de curso ou plano de aulas; cópia autenticada da monografia – página de rosto, Resumo e índice; lista de supervisores e examinadores para a tese, indicando profissão e Afiliação institucional); CRP; comprovante caso seja membro de alguma associação; e currículo.

O processamento da análise tem previsão de conclusão em 8 semanas, podendo exceder esse tempo caso documentos adicionais sejam solicitados. Uma vez completo o processo você receberá uma declaração de qualificação em psicologia, com validade de 10 anos.

Gostou do conteúdo? Tem informações complementares? Alguma dúvida? Está neste processo? comente aqui e vamos trocando figurinhas…

Anúncios

7 comentários em “Skilled Visa – Psicologia (Parte 3 – APS)

  1. E aí Mari, como vc tá? 🙂
    Eu tbm sou psicólogo e desejo imigrar pra Austrália, vc falou de 2 formas de imigrar com e sem a fluência no inglês. A minha dúvida é a seguinte > essas profissões em demanda na Austrália, o governo Australiano paga profissional imigrar, arca com custos de viagem, dá uma moradia, garante um trabalho? ou ele apenas concede o visto para residência e todo o resto é por conta do imigrante?

    Curtir

    1. Oi Marcelo, obrigada pelo comentário!!! Para o processo de migração você precisará comprovar o inglês de qualquer modo, qnd for aplicar a EOI, para se tornar elegível é que em um dos processos você já precisa comprovar e no outro não. O governo aceita que essas pessoas migrem, mas não paga nada, caso você consiga algum emprego a empresa pode lhe sponsorar, seria um “patrocínio” mas isso é muito difícil… nesse processo não temos nenhuma garantia, temos que correr atras mesmo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s