Skilled Visa – Fisioterapia (parte 2)

fisio

Como disse no post anterior, o “equivalence of qualification pathway” não é o único modo de se conseguir a equivalência do diploma de fisioterapia, outro meio é o “standard assessment pathway”. Por essa via o candidato será avaliado em seu conhecimento através de três etapas (eligibility assessment, writen assessment e clinical assessment).

  • ELIGIBILITY ASSESSMENT

O primeiro passo é solicitar uma avaliação de elegibilidade. Nesta etapa o candidato deverá enviar uma série de documentações (passaporte, diploma, histórico escolar, CREFITO, carteira de vacinação) que comprovem a sua formação e qualificação como fisioterapeuta. Toda a documentação deverá ser em língua inglesa, caso o original seja em português este deverá ser traduzido e reconhecido por um tradutor NAATI. A documentação será inicialmente enviada online, em seguida você deverá pagar uma taxa para análise de documentação no valor de $1100,00 dólares australianos, e enviar a documentação física para o Conselho.

A partir do recebimento da documentação  e confirmação do pagamento, o tempo previsto para análise é de duas semanas. Caso sua documentação seja aprovada, neste momento é concedido um certificado provisório com validade de dois anos lhe autorizando a atuar em prática supervisionada e seguir com o processo de validação de diploma.

  • WRITEN ASSESSMENT

Tendo sido aprovado o “eligibility assessment” o candidato estará apto para realizar o “writen assessment”, uma avaliação escrita que irá mensurar as habilidades de conhecimento, resolução de problemas e tomada de decisão necessários a prática da profissão no contexto de saúde australiano. Esta etapa é realizada quatro vezes por ano (março, junho, setembro e dezembro), normalmente na primeira ou segunda quinta-feira do mês, sendo que nos meses de março e setembro essa etapa é também realizada na China, Grécia, Índia, Nova Zelândia, Arábia Saudita, Cingapura, África do Sul, Filipinas, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido. Para realização das provas as inscrições deverão ser realizadas com no mínimo três meses de antecedência.

O custo dessa etapa é de $1900,00 dólares australianos por aplicação

  • CLINICAL ASSESSMENT

Passando então pelas duas etapas anteriores com êxito, o candidato estará apto a realizar a última etapa do processo, o “clinical assessment”. Esta etapa é apenas realizada em solo australiano, mas se você chegou até aqui creio que isso não será um problema, afinal esse é o objetivo da coisa, rs…

Está é uma prova prática, onde o candidato é avaliado em três níveis (fisioterapia músculo-esquelética, fisioterapia neurológica e fisioterapia cardiorrespiratória). O teste tem o custo de $4125,00 dólares australianos por aplicação, e em caso de necessidade de reaplicação, $1375,00 por nível refeito.

Nesta etapa não é possível fazer uma previsão de quanto tempo demorará para que o processo seja finalizado, afinal são muitos os fatores envolvidos (disponibilidade de sessões no estado de preferência do candidato; data em que o pedido foi recebido; se o candidato realizou avaliações clínicas anteriores, trabalho, prática supervisionada ou observação em qualquer hospital na Austrália; se o candidato está entrando na Austrália por um breve período com o único propósito de realizar a Avaliação Clínica).

Após a realização da prova, em um prazo de 10 a 28 dias o candidato receberá um relatório com indicadores de desempenho, os candidatos devem preencher critérios de elegibilidade em todos os três níveis avaliados para recebimento de Certificado Final. Caso durante a avaliação seja identificado que o candidato não possui os pré-requisitos para algum dos níveis avaliados, será possível realizar posteriormente apenas o teste relativo ao nível reprovado.

DADO IMPORTANTE: o processo completo tem um custo total de no mínimo $7125,00 dólares australianos e a finalização deste processo não autoriza o candidato a realizar atendimentos na Austrália, mas sim o qualifica para solicitar um registro como fisioterapeuta no órgão competente.

ATUALIZAÇÂO: não deixe de conferir a parte 3 deste post!

Lembrando ainda: não sou nenhuma expert na área, divido aqui o que aprendi a partir das minhas pesquisas e experiência, se restou alguma dúvida ou possui alguma informação adicional, comenta aqui, compartilha conosco e vamos nos ajudando!!! Para mais informações sobre qual o melhor meio para que você consiga o seu registro procure uma agência de migração.

Anúncios

6 comentários em “Skilled Visa – Fisioterapia (parte 2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s