Tipos de visto australianos

australian-passport-visa

Falar sobre os tipos de visto da Austrália não é tarefa simples, existem muitos tipos (Visa-listing), e acredito ser essa a primeira informação importante: a Austrália tem muitos tipos de vistos, alguns se restringem a determinados países, outros são de abrangência mundial. Existem alguns vistos tentadores, como o Working Holiday Visa, que nada mais é do que um visto de férias que lhe permite trabalhar até 40 horas semanais, porém esse visto não é valido para brasileiros (chateada). Outra informação importante é que os vistos sofrem mudanças de tempos em tempos, algumas subclasses novas surgem, outras desaparecem, alguns pré-requisitos sofrem alterações.

Hoje aqui vou falar (resumidamente) de três dos tipos, todos possíveis de se conceder a nós brasileiros, são eles o visto de visitante, estudante e residência permanente.

O visto de visitante (Subclasse 600) é um visto de turismo, tem validade de três meses a um ano. Para quem pretende estudar até 12 semanas na Austrália esse tipo de visto é suficiente. Este visto é de caráter individual, ou seja, cada viajante deve ter seu próprio visto, não sendo possível incluir dependentes. O ponto importante a se destacar nesta subclasse é que ela lhe concede um visto de passeio, com ele você fica impedido legalmente de trabalhar ou receber qualquer tipo de remuneração no país.

O visto de estudante (Subclasse 500) é um visto para quem pretende estudar a partir de 12 semanas no país. Para um curso de línguas o visto lhe permite trabalhar 40 horas por quinzena, ou 20 horas semanais (durante as férias não há limitação de tempo de trabalho), para cursos de mestrado ou doutorado não há restrições quanto a tempo de trabalho. O visto permite que sejam incluídos cônjuges, companheiros e filhos menores de idade.

O visto de residência permanente é um tanto mais complexo, A Austrália mantém um programa de imigração para profissionais qualificados, o Skilled Migration Program, a partir de um visto concedido por este programa, você passa a ter direito a benefícios do governo australiano, como saúde, educação e trabalho sem limitações de carga horária. Para se candidatar a este tipo de visto sua profissão deve estar contida na Skilled Occupation List e você deve realizar o processo de reconhecimento de sua profissão na Austrália (Skill Assessment).

Para finalizar gostaria de explicar que não sou nenhuma expert na área, divido aqui o que aprendi a partir das minhas pesquisas e experiência, se restou alguma dúvida ou possui alguma informação adicional, comenta aqui, compartilha conosco e vamos nos ajudando!!! Para saber qual o visto ideal para você procure uma agencia de intercâmbio/migração. Se você está iniciando sua pesquisa o governo Australiano dispõe de uma ferramenta para lhe dar um norte (Visa Finder).

Anúncios

4 comentários em “Tipos de visto australianos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s